ITIL (do inglês Information Technology Infrasctructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é um framework utilizado mundialmente para as empresas alcançarem os objetivos utilizando a tecnologia da informação. O ITIL pode ser implementado por qualquer organização independente do tamanho.
O ITIL foi desenvolvido em meados dos anos 80 na Inglaterra pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency ou Agência Central de Computação e Telecomunicações) e hoje é desenvolvida pela OGC (Office of Government Commerce ou Escritório de Comércio do Governo), a partir da necessidade do governo de ter seus processos organizados na área de TI.
O ITIL é composto de 5 blocos:
O ITIL é composto de 5 blocos:
- Estratégia do serviço: definição dos requisitos e necessidades do negócio;
- Desenho do serviço: definição da solução a ser adotada;
- Transição do serviço: relacionado ao gerenciamento de mudanças;
- Operação do serviço: assegura que os serviços estão sendo atendidos;
- Melhoria contínua do serviço: Manter a constante melhoria do serviço.
Benefícios da adoção do ITIL
- As necessidades do negócios ficam alinhadas com o TI;
- Processos consistentes e previsíveis;
- Redução nos custos e riscos;
- Aumento da capacidade produtiva da TI;
- Eficiência na entrega do serviço.
0 comentários:
Postar um comentário