O Cobit está na versão 4.1. Ele possui 4 domínios: Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte e Monitoração e Avaliação. Dentro desses 4 domínios, existem 34 processos. Dentro desses 34 processos, há 210 objetivos de controle.
Falando um pouco sobre cada domínio:
- Planejamento e organização: é o domínio que utiliza a informação e a tecnologia e verifica como isso poderá ser usado para que empresa atinja os objetivos. Também deixa claro que a forma organizacional e a infraestrutura de TI devem ser levadas em consideração para que se atinjam os resultados esperados.
- Aquisição e Implementação: é o domínio que define as soluções de TI. Identifica, adquire ou desenvolve, implementa e integra a tecnologia aos processos de negócios. A manutenção dos sistemas também são feitas nesse domínio para garantir que tudo continue atendendo os objetivos.
- Entrega e Suporte: é o domínio que entrega as tecnologias da informação. Verifica também as aplicações e seus resultados e ainda os processos de suporte.
- Monitoração e Avaliação: é o domínio que mantém as tecnologias. Ele avalia se o sistema atual ainda é suficiente para que a empresa atinja os objetivos e controla os requisitos para atender objetivos regulatórios.
Em resumo, o COBIT tem o objetivo de controlar os processos de TI e de negócio mas não apresenta uma solução clara. O COBIT diz o que deve ser feito mas não diz como deve ser feito.
0 comentários:
Postar um comentário