Páginas

Labels

28 de maio de 2015

EAI - Enterprise Aplication Integration

Quando nos deparamos com algum processo  de integração de aplicações corporativos,muitas vezes nos deparamos com EAI. Mas do que se trata este tipo de arquitetura ,utilizada principalmente em ambientes organizacionais? 

Fonte: http://www.campusoxide.com/


 O EAI nada mais é do que a sigla de Enterprise Aplication Integration ou em portugues,Integração de Aplicações Empresariais. É uma referencia aos meios de sistemas computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas.

O EAI surgiu como uma alternativa para tonar possível uma menor customização da integração entre os sistemas informacionais de uma corporação sem  muitas dificuldades em sua aplicação. O uso do EAI no âmbito empresarial facilita  a usabilidade na aplicação dos métodos e planejamentos pois oferece uma melhor possibilidade no compartilhamento e recebimento de grande fluxo de informações operacionais e nos processos de negócios.
Os pontos básicos de uma arquitetura de EAI são:
  • Integração de aplicações, sistemas de informação e processos de negócio de uma empresa.
  • Integração com aplicações internas e externas da empresa que servem de suporte ao processo de negócio da mesma, como por exemplo processo financeiro, recursos humanos, dentre outros.
  • Conjunto de ferramentas de análise e monitoração de processos em tempo real.
Analisando os principais componentes de uma arquitetura EAI percebemos que: 
  • Sistemas que trocarão  informações entre si como por exemplo, o Software de CRM (SIEBEL) ;
  • Dados que frafegarão pela arquitetura durante a troca de informações entre sistemas como o XML; 
  • Há formas de enviar dados entre sistemas (interface) como os web services,por exemplo;
  • O tipo de comunicação a ser utilizada enquanto há troca de dados entre estes mesmo  sistemas deve ser pre-determinado,podendo ser sincrona ou assincrona.
Seus principais estilos de integração mais utilizados são:
  • File Transfer - Integração entre aplicativos através da troca de arquivos em formato de texto definido.
    Shared Database - Integração entre aplicativos através da troca de dados entre bases de dados ou tabelas;
  • Remote Procedure Invocation - Integração entre aplicativos através da chamada a programas remotos os quais são responsáveis pela extração, envio/recebimento e persistência dos dados no sistema;
  • Messaging - Integração entre aplicativos de um middleware orientado a mensagem (MOM) o qual e responsável pela entrega dos dados aos sistema integrados.
Usando-se o EAI em um ambiente corporativo,visa-se uma melhor padronização nos meios de integrar os sistemas ja existentes pois assim,facilita o seu suporte e manuntenção. Mantendo um padrão na forma em como as interfaces são utilizadas, facilitara o seu uso em varias outras ocasioes pois. Isso se deve ao fato de quanto maior a integração entre a interface legada  e o EAI,menos camadas existirão em seu uso o que acarretara na decorrência de menores erros na troca de dados entre um sistema e outro. Ou seja: quanto mais integrado estiverem os sistemas,suas plataformas e interfaces,sua perfomance sera melhor no que diz respeito ao processo de troca de um grande fluxo de dados.

A seguir,sugerimos uma lista com alguns softwares que suportam a arquitetura EAI mais utilizados atualmente:




0 comentários:

Postar um comentário

 

Sobre a Gente...

Total de visualizações de página

Arquivos do Blog